Este blog é destinado a publicações referente ao projeto itinerante Dentro da Mata, do artista plástico de descendencia indigena e amante da natureza Miguel Penha.
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
domingo, 3 de abril de 2016
Dentro da Mata recria
Dentro da Mata ao recriar as matas pintados por Miguel Penha, o objetivo é que o visitante se sinta de verdade na natureza.
A sensação é de estar do lado de fora, mesmo estando dentro do local expositivo
Cada detalhe, foi escolhido para criar esse mundo paralelo, troncos de madeira encontrados nas matas, paredes em tons pasteis, lembrando as matas de transição, e paredes em tons mais escuros como o verde e ou preto lembrando a mata mais densa, a iluminação imita a luz do sol, só falta o canto dos pássaros.
O Miguel Penha de descendência indígena, apaixonado pela natureza, se cercou das matas, ao escolher como refúgio a cidade de Chapada dos Guimarães, faz desse local um estúdio a céu aberto, um paraíso natural que o inspira, e aperfeiçoa suas telas, pintando obsessivamente o contraste de luz, o reflexo na água, os detalhes das diferentes espécies, difícil parar, difícil não pintar, o amanhecer o pôr do sol, as várias transformações e mudanças.
Cada estação do ano, um sol diferente, um riacho diferente, um céu multicolorido, o cerrado brilhando no sol intenso do Mato Grosso, troncos prateados, rosados, amarelos as coroes não tem fim.
Um renovo
Ao assistir ao jornal hoje, 02/04/2016, na crônica de Cecilia
Malan, sobre a exposição de Monet na Academia Real das Artes em Londres, vi o
quando a exposição Dentro da Mata, no seu conceito de levar o visitante para
dentro da mata, parece com a famosa exposição de Monet, algo que me deixou
muito feliz.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/edicoes/2016/04/02.html#!v/4929307
Iniciei o projeto em 2010, junto com Fabíola Mesquita,
nesses seis anos, conseguir realizar a exposição em 12 Estados, nos últimos anos
estava meio desanimado, muito difícil conseguir apoio para continuar, mas ao
ver a matéria no jornal, o ânimo voltou, vi e entendi que a proposta está bem
legal, o conceito é muito bom, e as pessoas que não estão entendendo, então. “Para
quem não entende, sinto muito, e agradeço aos que entendem”, muito obrigado
O trabalho continua
Veja matéria na integra no jornal hoje
http://g1.globo.com/jornal-hoje/edicoes/2016/04/02.html#!v/4929307
sábado, 2 de abril de 2016
Estaremos no MARCO - Campo Grande
O projeto intinerante de exposição continua, a próxima mostra será no MARCO - de 30 de agosto a 30 de Outubro de 2016 - muito feliz com a seleção
• Fabíola M. Rodrigues Racy – SP
• Fernanda de Matos Mafra – PE
• Guilherme Moreira Santos – DF
• Luciana Ohira e Sérgio Bonilha – SP
• Luis Arnaldo Zampieri Porto – MG
• Miguel Penha – MT• Silvia Ruiz – SP
• Weimar Marchesi de Amorim – SP
divulgado no Diário Oficial de hoje, o resultado dos artistas selecionados para o Programa de Exposições Temporárias do MARCO. Parabenizamos todos os aprovados e desejamos muito sucesso em suas temporadas.
Segue relação dos aprovados:
• Alexandre Puigventos Frangioni – SP
• Elcio Miazaki – SP• Fabíola M. Rodrigues Racy – SP
• Fernanda de Matos Mafra – PE
• Guilherme Moreira Santos – DF
• Luciana Ohira e Sérgio Bonilha – SP
• Luis Arnaldo Zampieri Porto – MG
• Miguel Penha – MT• Silvia Ruiz – SP
• Weimar Marchesi de Amorim – SP
segunda-feira, 27 de julho de 2015
Exposição Dentro da Mata é finalista para o prêmio Rodrigo de Melo Franco
Miguel Penha, finalista para o Prêmio
Rodrigo de Melo Franco de Andrade, o único artista a representar o Mato Grosso.
O projeto selecionado foi o
Dentro da Mata, um reconhecimento desse grande trabalho que vem sendo
desenvolvido desde 2010, trata-se de um projeto de exposição itinerante, foi
apresentada em 11 Estados brasileiros e em 2016 será realizado em Madri/ES..
A exposição com a predominância
da natureza, do verde, das matas e o cerrado do Brasil central, são pinturas
que o artista costuma chamar de realismo imaginário, pois hoje em dia raramente
vemos o cerrado ou florestas intactas, todas as telas pintadas para a exposição
fazem parte de um conhecimento, específico do artista que é índio e tem uma
vivência direta com tribos de diversas nações, como Krahôs, kaiapós, Cinta
larga e Suruí;
Sobre o
Prêmio
O Prêmio
Rodrigo de Melo Franco de Andrade, promovido anualmente pelo Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para reconhecer ações de
preservação do patrimônio cultural brasileiro, teve, em 2015, 230 projetos
inscritos, um crescimento de mais de 100% em relação a 2014, quando
participaram 112 candidatos. São projetos com diversos perfis, vindos de todos
os cantos, retratando a cultura do Brasil.
Entre os
estados brasileiros com número mais representativo de ações estão: Bahia (10),
Ceará (14), Minas Gerais (25), Pará (10), Paraná (12), Pernambuco (16), Rio de
Janeiro (33), Rio Grande do Sul (17), Santa Catarina (13) e São Paulo (35). As
iniciativas selecionadas, nesta etapa, irão passar por avaliação nas
superintendências estaduais do Iphan em que foram inscritas. Posteriormente,
vão para a avaliação da Comissão Nacional, em Brasília, de onde sairão os nomes
vencedores.
A edição
de 2015 traz, ainda, outra novidade. O edital irá contemplar oito iniciativas,
duas a mais em relação a 2014, com o valor de R$ 25 mil cada. O aumento no
número de contemplados e no valor do Prêmio tem o objetivo de estimular a
participação, proporcionar a pluralidade no perfil dos projetos e reconhecer iniciativas
de excelência que partem da sociedade civil, criando, assim políticas culturais
democráticas.
O júri é composto para a seleção é formado de representantes de
universidades, institutos ligados à cultura, de setores do poder público e da
sociedade. O intuito é fazer com que o Prêmio esteja em consonância com os
rumos das políticas culturais que, cada vez mais, adotam formatos de
participação democrática. Com isso, há um envolvimento dos diversos atores
sociais, permitindo um processo avaliativo de múltiplas perspectivas,
importante para compreender as manifestações culturais brasileiras que carregam
essa diversidade.
Selecionados:
Categoria II - Iniciativas de excelência
em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural: visa valorizar e
promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a
responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural
brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor
público, do setor privado e das comunidades:
Alagoas – Caderno de instruções do Filé - Um guia de como
fazer o tradicional filé Alagoano
Bahia – Para-Raios Programa de Arte-Educação Patrimonial
do Forte da Capoeira; Hospedar a Cultura e a Cidadania na Escola
Ceará – Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro; Circo
Memória e Identidade
Distrito Federal – Re(vi)vendo Êxodos
Goiás – Educação Patrimonial - Pirenópolis
Goiás; Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Maranhão – Capelinha de São Benedito; Festival de
Bumba-meu- boi de Zabumba do Maranhão
Minas Gerais – Som dos Sinos; Circuito de Museus
Mato Grosso do Sul – Artista Regional
Mato Grosso – Dentro da Mata
Pará – Semana do Patrimônio Paraense; Ginga e
Resistência na baixada
Paraná – Guia de Visitação ao Cemitério Municipal São
Francisco de Paula; Programa Primeiro Museu
Pernambuco – Do Buraco ao Mundo: Segredos, rituais e
patrimônio de um quilombo-indígena; Gestão do Paço do Frevo
Rio de Janeiro – Restauração e Instalação do Museu Histórico
de Campos dos Goytacazes; Nasce uma cidade
Rio Grande do Sul – Caixas Pedagógicas
AfricaNoArquivo; Angola Poa: expressões da capoeira angola em Porto Alegre
Roraima – Patrimônio cultural, brincadeiras e jogos
tradicionais nas comunidades indígenas de Roraima
Santa Catarina – Victor Meirelles - Biografia e Legado
Artístico; Intitulação dos Mestres da Cultura Tradicional: a valorização
do ser e saber fazer do povo bombinense
São Paulo – O Milagre de Santa Luzia; Histórias da
Tradição.
O edital divulgado no Diário Oficial da União tem
premiação no valor de R$ 30 mil como estímulo e forma de reconhecimento aos
projetos selecionados
Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459
(61) 8356-5857
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459
(61) 8356-5857
sábado, 9 de maio de 2015
Abertura da Exposição Dentro da Mata no Instituto Cultural Germânico - Niterói/RJ
Agradeço a todos os presentes na noite de abertura, foi muito bom poder conhecer novas pessoas, conversei com muita gente legal, animada e interessada em fazer arte, foi muito bom, agradeço a todos pelo carinho.
a exposição fica em Niterói até 08/06/2015
domingo, 19 de abril de 2015
Chegando em Niterói/RJ - abertura 07 de maio as 19 hs, visitação de 08 à 06 de junho 2015
O Projeto de exposição Dentro da Mata surgiu em
2010, quando a primeira exposição foi realizada no SESC - Arsenal, em
Cuiabá/MT, o SESC através do projeto SESCAMAZONIADASARTES, convidou o artista
para participar do calendário de exposições do projeto, em 2011, foram
realizadas mais seis (6) exposições: Teresina/PI, Macapá/AP, Manaus/AM, Belém/PA, Porto
Velho/RO, São Luiz/MA.
Desde então, o projeto continuou caminhando em 2013 o recebeu
apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, assim, foram realizadas mais 3
mostras em: Blumenau/SC, no Museu de Arte de
Blumenau, em Brasília no Centro Cultural da Câmara dos Deputados, e Jataí no
Museu de Arte de Jataí/GO.
A mostra conta com a curadoria de Fabíola Mesquita, Filósofa, Produtora Cultural, e idealizadora do site Rede de Arte (www.rededearte.com.br), a ideia é ir além da pura apreciação visual possibilitar um momento calmo e reflexivo, Dentro da Mata tem como norteadores, o resgate das artes plásticas enquanto suporte de manifestação artísticas e culturais com objetivo de democratizar e dar oportunidades aos cidadãos de diferentes classes sociais de forma que cada um, em sua individualidade e diversidade, possam construir seus gostos e aptidões culturais; Conscientizar a população quanto a criação de novas Áreas de preservação permanente no país, assim como a preservação e manutenção da APP já existente; O projeto ainda tem como foco ser realizado no mínimo em cada um dos Estados brasileiros, ao todo já foram 11 Estados, faltam 17.
Miguel Penha, que é descendente dos índios Xiquitanos, tendo vivido em
aldeias do Xingu como os Krahôs e Caiapós no Tocantins, e acredita que
preservação dos elementos constitutivos da memória dos diferentes grupos
humanos, é condição para a construção de uma consciência maior de sua
identidade, compreendidas e formuladas de maneira autônoma, logo, a importância
da preservação, é, garantia desses
direitos, preconizados na Carta Rio 92 , princípio 23 “O meio ambiente e os
recursos naturais dos povos submetidos à opressão, dominação e ocupação serão
protegidos”.
A exposição Dentro da Mata, leva-nos a questionamento como: a crescente ameaça de destruição a que estão expostos tanto o patrimônio natural quanto o cultural, não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também pelas mudanças da vida social e econômica; Estamos preparados para essas mudanças?
“Próxima parada Niterói/RJ, no Instituto Cultural Germânico.
Assinar:
Postagens (Atom)

